terça-feira, 29 de julho de 2008

NOVAS TECNOLOGIAS

A linguagem da informação e comunicação é um fato cultural de nosso tempo e a utilização do vídeo, da TV, do computador e de uma gama muito grande de recursos veio para aproximar a prática docente do universo de vivências de crianças, adolescentes, jovens e adultos, facilitando a contextualização dos conteúdos e as práticas interdisciplinares. As tecnologias de informação e comunicação – TIC, enquanto recurso pedagógico tem se mostrado eficaz tanto na sala de aula, no trabalho com alunos, como na capacitação de professores e gestores escolares como recurso de educação presencial e à distância . Os aparelhos de televisão e videocassete, computadores e internet entre muitos outros, são hoje parte dos recursos tecnológicos das escolas, quer por iniciativas das comunidades escolares ou dos governos municipal, estadual e federal por ocasião da implantação de projetos educacionais e tecnológicos. Sabemos que, ainda que a televisão e o computador, em menor número é claro, tenha invadido nosso cotidiano, não temos, a exemplo das bibliotecas, livrarias, videotecas e locadoras especializadas em educação que possibilitem uma amostragem significativa do que se produz em vídeos e softwares educativos no Brasil e no mundo. A presença das novas tecnologias, principalmente do computador, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem.

Nenhum comentário: